Taiadablog: Cinco perguntas e respostas sobre o consumo verde!!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Cinco perguntas e respostas sobre o consumo verde!!!


1. Os produtos orgânicos são realmente 100% orgânicos?
Sim, desde que a certificadora que lhe dê tal título seja confiável, como o Instituto Biodinâmico e a Ecocert, entre outras. Para certificar um produto agrícola como orgânico, o IBD, por exemplo, exige: desintoxicação do solo, não-utilização de adubos químicos e agrotóxicos, atendimento às normas ambientais do Código Florestal Brasileiro, recomposição de matas ciliares, preservação de espécies nativas e mananciais, respeito às normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho, bem-estar animal e envolvimento com projetos sociais e de preservação ambiental. O cumprimento de todas essas etapas é a garantia de que o produto é realmente 100% orgânico.


2. Chuveiro elétrico, a gás ou aquecedor solar?
A melhor opção é o aquecedor solar. O Sol é fonte de energia limpa e inesgotável. Mesmo que o equipamento de aquecimento de água por energia solar seja mais caro do que um chuveiro elétrico, o investimento será pago pela conta de luz mais barata. Entre o chuveiro elétrico e o a gás, o impacto é semelhante.

3. Tudo que é biodegradável é bom? Até o plástico biodegradável?
Os produtos biodegradáveis são preferíveis aos não biodegradáveis, mas isso não significa que não sejam poluentes. O esgoto, por exemplo, é composto de dejetos humanos, portanto, é biodegradável. Entretanto, quando é lançado em grande quantidade num rio, supera a capacidade que os microorganismos presentes naquele ambiente têm de decompor o esgoto e manter a água limpa. O plástico biodegradável tem a propriedade de se degradar em poucos meses, em vez de permanecer no meio ambiente por décadas, como o plástico comum.

4. Ao comprar uma bebida no supermercado, deve-se escolher as de garrafa PET, lata, garrafa de vidro retornável, garrafa de vidro descartável ou Tetra Pak?
Todas as embalagens têm impacto em seu processo de fabricação e no descarte. Entretanto, é preferível utilizar as garrafas de vidro e alumínio por serem recicláveis. Para o consumidor, o mais importante é fazer a separação do lixo em sua casa e encaminhar os materiais para a coleta seletiva.

5. Embalagem Tetra Pak deve ser descartada em recipientes de metal, papel ou plástico?
Nos recipientes de papel, pois seu destino será a fábrica de papel reciclado, onde será feita a separação entre os tipos de folha. Basta limpar superficialmente e deixar secar as embalagens que contenham líquidos.

Fonte: Bons Fluídos

Nenhum comentário: