Taiadablog: Precisamos de cursos técnicos!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Precisamos de cursos técnicos!!!


Meus amigos: vemos abaixo, uma relação de cursos oferecidos pela PMC aos munícipes. É claro que não estamos condenando de todo este projeto mas, em quase sua totalidade, os cursos oferecidos são de custo zero ao participante, induzindo-o ao mercado informal, cujas perspectivas de faturamento representam uma incógnita nos dias de hoje!


Cursos oferecidos hoje, pela Secretaria de Cultura
arte em barro, arte em tecido, arte em flores, artesanato em retalho e pedraria, artesanato rural, bijuteria, biscuit, bordado livre, tricô e crochê, corte e costura, desenho artístico, fuxico, papel artesanal, pintura em madeira, pintura em tecido e recortes infantis, etc

Agora vejam abaixo, que, de fato, o mercado pede profissionais com formação técnica de boa qualidade, com amplas possibilidades de se iniciar uma carreira, de se projetar um futuro e de construi-lo, ao longo dos anos, como é o caso de vários exemplos aqui na Taiada, de gente que veio da roça, com o pé no chão, para trabalhar na GM e hoje está muito bem aposentado, tem umas tres ou quatro casas de aluguel, já casou seus filhos e não tem problemas quaisquer ligados à finanças!

Cursos necessários ao mercado de trabalho na região
Mecânico de Aviões, Chapeadores aeronáuticos, ferramenteiros, especialista em Logística, Técnico em pintura automotiva, montador de autos, técnico em pintura industrial, ceramistas, operador de empilhadeira, operador de forno, Técnico em limpeza industrial, Guardas de Segurança, Operador de telemarketing, Secretárias, Técnico de Informática, etc.

É claro que também existem possibilidades dentro dos cursos oferecidos pela PMC, de seus participantes evoluirem, financeiramente e também construir um patrimônio ao longo dos anos mas, estas chances, matemáticamente, são infinitamente menores, não é mesmo?

Os cursos oferecidos pela PMC, de fato, são destaque nas páginas dos jornais, chamam a atenção, apesar de, em nossa opinião, serem considerados mera perfumaria!

Acho, entretanto, que a PMC deveria tentar realizar convênios com as montadoras, com a Embraer, aliás com toda e qualquer indústria da região, no sentido de providenciar opções de treinamento para os desempregados, com vistas à utilização em seu quadro funcional!

Nossa cidade, ao contrário do que pensam alguns, NÃO tem seu histórico voltado para o artezanato. Somos, em maioria absoluta, operários e técnicos especializados das fábricas da região! Ou tôu errado?

Um comentário:

Anônimo disse...

Por exemplo, este curso de Técnico em Plásticos, que está sendo implantado pelo Grupo Antolin em parceria com o SENAI, certamente vai beneficiar muitos jovens da cidade. É por aí mesmo! Acho apenas que a Prefeitura deveria fazer convênios deste tipo com outras empresas, para fazer os cursos aqui na cidade!